© COLECTIVO84

Colectivo84 é uma estrutura subsidiada continuamente pelo Ministério da Cultura Direção Geral das Artes.

  • White Facebook Icon
  • White Vimeo Icon
  • White Instagram Icon

END'15

TAGV COIMBRA

FESTIVAL END 2015

ENCONTROS DE NOVAS DRAMATURGIAS

À semelhança da 1ª Edição dos Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas, organizada pelo Colectivo 84, que decorreu nos dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2010, no São Luiz Teatro Municipal (Lisboa), a 2ª Edição, revestindo agora o nome de Festival END (Festival – Encontros de Novas Dramaturgias), tem lugar nos dias 25, 26 e 27 de Março de 2015, no TAGV.

A 2ª Edição prossegue assim o caminho iniciado em 2010, juntando iniciativas em torno da nova dramaturgia portuguesa e europeia, com o desafio de interrogar o lugar da escrita para palco nas artes performativas.

O Festival END procura, durante os três dias, pensar as funções da dramaturgia no teatro e fora do seu perímetro, dando a conhecer modelos artísticos onde várias textualidades dialogam, com um objectivo único – a constituição de um espectáculo. Para além da componente dedicada à reflexão, o Colectivo 84 e o TAGV, com o apoio de outras instituições culturais da cidade de Coimbra, juntarão autores, artistas e estudantes em artes de palco de todo o país, para um programa constituído por seminários, um debate, conversas, leituras encenadas, residência e oficina de escrita, performances e espectáculos.

O Festival END procura devolver aos leitores e espectadores as múltiplas dimensões da actual dramaturgia portuguesa, abrindo uma janela para Espanha com Pablo Fidalgo, Vanesa Sotelo e Alfonso Vallejo, que representam o mosaico espanhol e as suas diversas gerações, línguas e culturas. Apresenta-se ainda um dos autores e criadores mais profícuos de língua inglesa –  Tim Etchells, com Quizoola!, o espectáculo emblemático da sua companhia, Forced Entertainment, que assinala igualmente o Dia Mundial do Teatro.

O Festival END conta com Tiago Rodrigues, dramaturgo residente do TAGV no período 2011-2013 e a atual dramaturga residente Patrícia Portela, assim como Cláudia Lucas Chéu, Fernando Giestas, Joana Craveiro, Jorge Louraço Figueira, Jorge Palinhos, Miguel Castro Caldas, Rui Catalão, Sónia Baptista, Rogério Nuno Costa, Marta Freitas, Vera Mantero. A pluralidade das escritas para palco conta ainda com a colaboração de pensadores e artistas como Ana Moreira, Ana Pais, Cláudia Carvalho, Filipe de Góis, João Paulo Janicas, Jorge Andrade, Nuno M Cardoso, Pedro Penim, Pedro Tudela, Ricardo Correia e Tónan Quito, entre tantos outros.

25 – 26 – 27 MARÇO 2015

O TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE (TAGV)

(COIMBRA, PT)

DIRECÇÃO ARTÍSTICA

MICKAEL DE OLIVEIRA

COPRODUÇÃO

COLECTIVO84 e TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE

​​

APOIO

MINISTÉRIO DA CULTURA / DGARTES