A Escola do Espectador Emancipado é uma iniciativa do Colectivo 84 que leva alunos e professores de escolas do ensino artístico (superior e profissional) a cada edição do Festival Encontros de Novas Dramaturgias (Festival END).
Ao longo de 2024, Mickael de Oliveira, decidiu alargar este projecto - Escola do Espectador Emancipado [+] - apresentando-o sob formato de projecto continuado (2024/2026), regular, e itinerante, actuando maioritariamente na Região Centro, de modo a sensibilizar e desenvolver, nos públicos escolares, ações artísticas com o ensino formal com mais impacto nesse território.
A Escola do Espectador Emancipado [+] levou a escolas de ensino médio (secundário, 10º-12º) os formadores Lígia Soares e Henrique Furtado, e a 5ª edição do Festival END, em livro, a partir da qual a dupla desenvolveu, com os alunos, práticas de leitura, de jogos de interpretação, estimulando a relação entre performatividade e dramaturgia.
As escolas, de Viseu e Coimbra, nas quais foi inaugurado este projeto de mediação são: a Escola Secundária de Viriato (Viseu), a Escola Secundária Alves Martins (Viseu), a Escola Profissional Projecto Plural (Viseu), a Escola Secundária de José Falcão (Coimbra), a Escola D. Dinis (Coimbra), a Escola Secundária D. Duarte - agrupamento de escolas Coimbra Oeste.
Estas sessões surgem da colaboração do Colectivo 84 com o Plano Nacional Das Artes e os agrupamentos de escolares da Região Centro, acima mencionados.
EQUIPA
DIREÇÃO ARTÍSTICA
Mickaël de Oliveira
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO ARTÍSTICA
Beatriz W. Carretas
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
Gabriela Cavaz
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO
Héloïse Rego