END+

Laboratório de Investigação, Formação e Criação Artísticas

© Cláudia Morais, Vocabulário de Miguel Castro Caldas (Festival END 2019, TAGV-Coimbra)

END+

Laboratório de Investigação, Formação e Criação Artísticas

O Laboratório de Investigação, Formação e Criação Artísticas (LIFCA), subordinado ao tema Processos de criação literária para palco: dramaturgia, teatralidade e materialidade, é um projecto que decorre em 2020/2021 e que cruza os domínios da investigação, formação e criação artísticas. Desenvolvido por Mickaël de Oliveira, o LIFCA acontece no âmbito do END +, o braço de formação do Festival Encontros de Novas Dramaturgias, que celebra os seus 10 anos de actividade em 2020.

Além das múltiplas perspectivas que se abrem no decorrer da formação, o programa procura destacar, entre outros, três aspectos fundamentais da literatura para palco: (a) dramaturgia (para entender e constituir novos agenciamentos de materiais que configuram e reconfiguram as vias de sentido de uma obra), (b) a teatralidade (o universo performativo desenvolvido na proposta literária), (c) as suas formas de materialização em palco (explorando as relações entre a palavra escrita e performada via as suas possíveis manifestações visuais, sonoras, coreográficas, etc).

O LIFCA/END+ propõe a três autores-formandos (selecionados via chamada à participação) um programa de formação composto por oficinas de criação, dirigidas por artistas-formadores e focadas nas questões processuais e das materialidades cénicas da literatura. O programa conta igualmente com uma série de seminários, eminentemente teóricos, em colaboração com professores e investigadores de instituições do ensino superior (parceiras e outras) e ainda com masterclasses orientadas por autores convidados que partilharão as principais questões e etapas dos seus processos criativos literários, oferecendo aos formandos um acesso a vários modos de olhar e de escrever um texto.

O programa realiza-se através de um conjunto de residências artísticas de curta duração, nas várias cidades parceiras do projecto, entre outubro de 2020 e Maio de 2021. Entre as etapas de trabalho presenciais, a continuidade formativa dos projectos de escrita é assegurada por Lígia Soares (dramaturga, encenadora, coreógrafa e intérprete), Patrícia Portela (dramaturga, encenadora e romancista) e Rui Pina Coelho (dramaturgo, professor, investigador e director do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa), através de um acompanhamento tutorial que prolonga assim o diálogo com os autores-formandos. Os 3 autores-formandos serão desafiados a apresentar (num formato a definir) o projecto literário que resultou do LIFCA/END+ no Festival END (Outubro/Novembro de 2021).

Serão assim abertas 3 vagas para o LIFCA/END+, por forma a que os autores-formandos selecionados possam frequentar a totalidade da formação, assim como outras 3 vagas para formandos- visitantes que queiram acompanhar uma etapa única de trabalho. A selecção dos ‘formandos visitantes’ privilegia interessados que residam e/ou desenvolvam uma actividade artística nas cidades parceiras do projecto.

CALENDÁRIO DE ETAPAS

19-21 OUTUBRO 2020: TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE (COIMBRA)

15-16 DEZEMBRO 2020: CENTRO CULTURAL VILA FLOR (GUIMARÃES)

29-31 JANEIRO 2021: TEATRO VIRIATO (VISEU)