top of page
Sink.png
hurry up please it’s time
de Luís Araújo

Depois de apresentar na 5.ª edição do Festival END Hide The Pain Harold, Luís Araújo regressa ao certame dedicado à dramaturgia contemporânea com hurry up please it’s time – uma nova criação do Colectivo 84. hurry up please it’s time nasce como processo de criação teatral, em diálogo com a cidade de Aveiro, envolvendo os seus amadores e recém-formados em artes performativas, com percursos em via de profissionalização.

hurry up please it’s time de Luís Araújo parte desta imagem: senta-se numa sala, ouve-se uma conversa cuja origem se torna progressivamente incerta; as palavras deixam de pertencer a quem as disse e passam a habitar quem as escuta. Já não se está no mesmo lugar — está-se num sítio onde já se esteve, mas que nunca foi visitado. Esta deslocação, simultaneamente sensorial e simbólica, espelha a própria experiência do processo criativo.

 

Num tempo de mudança permanente, em que tudo parece mais acessível e, paradoxalmente, mais distante, o espetáculo habita a tensão entre o desejo pelo desconhecido e a necessidade de preservar o que é familiar. Esses impulsos coexistem e só podem ser perseguidos um através do outro. Não há alternativa senão ir. Também no teatro, a entrada no espaço imaginado depende do conhecimento do mundo concreto: para virar uma mesa, é preciso primeiro saber o que é uma mesa.

 

A ficção não se constrói contra o real, mas a partir dele. Partindo de uma releitura de The Waste Land, de T. S. Eliot, o espetáculo propõe um espaço simultaneamente familiar e estranho, fragmentado e inteiro, onde o coloquial convive com o poético, o sórdido e o cómico, num jogo contínuo entre mito, realidade e ficção. Um espaço construído por justaposição, onde diferentes tempos, vozes e referências coexistem sem se anularem. 

Os participantes foram escolhidos através de uma Open Call para a comunidade.

 

Texto e encenação | Luís Araújo

Assistente de encenaçãoDaniela Cardoso

Intérpretes | Seleção via Open Call

Direção artística e formação | Mickaël de Oliveira

Direção de Produção |  Héloïse Rego 

Direção técnica e operação  | João Monteiro

Mediação e Comunicação | Maria João de Vasconcelos

Coprodução | Teatro Aveirense 

Parceiro Festival END

Apoio | República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes

 


M/12
Dur. 60 min

Veja a nossa AGENDA

© COLECTIVO84

Colectivo84 é uma estrutura apoiada pelo Ministério da Cultura, Juventude e Desporto — Direcção Geral das Artes para o quadriénio 2023-2026.

SUBSCREVA À NOSSA NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
Asset 1_3x.png
bottom of page