Laboratório-END-Web-02-1439x544.jpg

© 2020 Studio Maria João Macedo

LABORATÓRIO END

Investigação, Formação e Criação Artísticas

O Laboratório de Investigação, Formação e Criação Artísticas, subordinado ao tema Processos de criação literária para palco: dramaturgia, teatralidade e materialidade, é um projecto que decorre em 2020/2021 e que cruza os domínios da investigação, formação e criação artísticas. Desenvolvido por Mickaël de Oliveira, o Laboratório END acontece como braço de formação do Festival Encontros de Novas Dramaturgias, que celebra os seus 10 anos de actividade em 2020.

Além das múltiplas perspectivas que se abrem no decorrer da formação, o programa procura destacar, entre outros, três aspectos fundamentais da literatura para palco: (a) dramaturgia (para entender e constituir novos agenciamentos de materiais que configuram e reconfiguram as vias de sentido de uma obra), (b) a teatralidade (o universo performativo desenvolvido na proposta literária), (c) as suas formas de materialização em palco (explorando as relações entre a palavra escrita e performada via as suas possíveis manifestações visuais, sonoras, coreográficas, etc).

O Laboratório END propõe a três autores-formandos (selecionados via chamada à participação) um programa de formação composto por oficinas de criação, dirigidas por artistas-formadores e focadas nas questões processuais e das materialidades cénicas da literatura. O programa conta igualmente com uma série de seminários, eminentemente teóricos, em colaboração com professores e investigadores de instituições do ensino superior (parceiras e outras) e ainda com masterclasses orientadas por autores convidados que partilharão as principais questões e etapas dos seus processos criativos literários, oferecendo aos formandos um acesso a vários modos de olhar e de escrever um texto.

O programa realiza-se através de um conjunto de residências artísticas de curta duração, nas várias cidades parceiras do projecto, entre outubro de 2020 e Maio de 2021. Entre as etapas de trabalho presenciais, a continuidade formativa dos projectos de escrita é assegurada por Lígia Soares (dramaturga, encenadora, coreógrafa e intérprete), Patrícia Portela (dramaturga, encenadora e romancista) e Rui Pina Coelho (dramaturgo, professor, investigador e director do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa), através de um acompanhamento tutorial que prolonga assim o diálogo com os autores-formandos. Os 3 autores-formandos serão desafiados a apresentar (num formato a definir) o projecto literário que resultou do Laboratório no Festival END (Outubro/Novembro de 2021).

CALENDÁRIO DE ETAPAS

19-21 OUTUBRO 2020: TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE (COIMBRA)

15-16 DEZEMBRO 2020: CENTRO CULTURAL VILA FLOR (GUIMARÃES)

29-31 JANEIRO 2021: TEATRO VIRIATO (VISEU)