ARTISTAS DO COLECTIVO84
PROJECTOS PASSADOS
HANTOLOGIA
MY FAVORITE SUICIDE
MARIA INÊS MARQUES
Natural do Porto, Maria Inês Marques frequenta o doutoramento em Estudos de Teatro na Yale School of Drama, sendo mestre em dramaturgia pela mesma instituição.
O seu percurso como dramaturgista contempla obras como A Constituição, de Mickael de Oliveira (Under St. Marks); The Moors, de Jen Silverman (Yale Rep); Bulgaria! Revolt!, de Miranda Rose Hall e Elizabeth Dinkova (Yale School of Drama); Cloud Tectonics, de José Rivera e The Bitter Tears of Petra von Kant, de Fasbinder (Yale Cabaret) e, mais recentemente, Neva, de Guillermo Calderón, e A Boa Alma de Szechwan, de Bertolt Brecht (Trinity Rep/Brown University).
Foi a tradutora e dramaturgista da estreia em inglês de Boris Yeltsin, de Mickael de Oliveira (Yale Cabaret). Trabalhou também como script reader no Yale Repertory Theater e no Theater for a New Audience (Nova Iorque), com o qual ainda colabora regularmente. Alguns dos seus textos críticos e académicos foram publicados na Theater e TDF Stages.
Em 2019 foi assistente de programação do Festival END, em Coimbra. É produtora e dramaturgista residente do Colectivo 84.